Por que eu não posso fazer o que realmente quero com a minha vida e ainda assim ganhar dinheiro?
O quê? Quer dizer que de fato quer divertir-se e ainda assim ganhar dinheiro? Deve estar sonhando!
O quê?
Eu só estava brincando, lendo um pouco a sua mente. Veja bem, esse tem sido o seu pensamento em relação a isso.
Essa tem sido a minha experiência.
Bem, todos passam por isso muitas vezes. As pessoas que ganham a vida fazendo o que gostam são aquelas que insistem em fazê-lo. Elas não desistem. Nunca se dão por vencidas. Desafiam a vida a não deixá-las fazer o que gostam.
Mas há outro elemento que deve ser mencionado, porque é o elemento que a maioria das pessoas não entende quando se trata da vida profissional.
Qual é?
Há uma diferença entre ser e fazer, e a maioria das pessoas dá ênfase ao fazer.
Não deveria ser assim?
Não há "deveria" ou "não deveria" envolvido. Há apenas o que você escolhe, e como pode tê-lo. Se escolher paz, alegria e amor, não obterá muito disso com o que está fazendo. Se escolher felicidade e satisfação, encontrará pouco disso no caminho da ação. Se escolher a reunião com Deus, o conhecimento supremo, a compreensão profunda, a compaixão infinita, a consciência total e a satisfação absoluta, não obterá muito disso com o que está fazendo.
Em outras palavras, se você escolher a evolução - da sua alma - não a obterá através das atividades físicas do seu corpo.
O fazer é uma função do corpo. O ser é uma função da alma. O corpo está sempre exercendo alguma atividade. Nunca pára ou descansa.
Está fazendo o que faz a mando da alma - ou contrariando-a. A qualidade da sua vida está no equilíbrio.
A alma está sempre sendo, não importa o que o corpo esteja fazendo, não devido ao que está fazendo.
Se você pensa que a sua vida se resume ao fazer, não tem consciência de quem é.
Sua alma não se importa com o que você faz para ganhar a vida - e quando a sua vida terminar, você também não se importará com isso. Sua alma só se importa com o que você está sendo enquanto está em atividade.
A alma procura um estado de existência, não de ação.
O que a alma está procurando ser?
Eu.
O Senhor.
Sim, Eu. Sua alma é Eu, e sabe disso. O que está fazendo é tentando ter essa experiência. E do que está lembrando é de que o melhor modo de tê-la é não fazer coisa alguma. Não há nada a fazer, além de ser.
Ser o quê?
O que você quiser. Feliz. Triste. Fraco. Forte. Alegre. Vingativo. Perspicaz. Cego. Bom. Mau. Homem. Mulher. Você dá nome a isso. Quero dizer literalmente. Você dá nome a isso.
É tudo muito profundo, mas o que tem a ver com a minha carreira? Estou tentando encontrar um modo de sobreviver, sustentar a mim mesmo e a minha família, fazendo o que gosto de fazer.
Tente ser o que você gosta de ser.
O que quer dizer?
Algumas pessoas ganham muito dinheiro fazendo o que fazem, outras não - e ambos exercem o mesmo atividade. Por que isso ocorre?
Algumas pessoas são mais habilidosas do que outras.
Essa é a primeira parte da explicação. Mas vamos à segunda. Agora temos duas pessoas que têm habilidades relativamente iguais. Ambas se formaram na universidade, destacaram-se em sua classe, compreendem a natureza do que estão fazendo, sabem como usar os seus instrumentos com grande facilidade - ainda assim, uma tem mais sucesso do que a outra; prospera enquanto a outra luta. Por que isso ocorre?
Devido ao local.
Ao local?
Certa vez alguém me disse que só há três coisas a considerar quando se inicia um novo negócio: o local, o local e o local.
Em outras palavras, não "O que você vai fazer?", mas "Onde estará?"
Exatamente.
Isso também parece responder à minha pergunta. A alma só se preocupa com onde você estará.
Você estará em um local chamado medo, ou em um local chamado amor? Onde você está - e de onde vem - ao encontrar a vida?
No exemplo dos dois profissionais igualmente qualificados, apenas um deles é bem-sucedido, não devido a algo que um dos dois está fazendo, mas ao que ambos estão fazendo.
Um deles está sendo aberto, amistoso, dedicado, atencioso e até mesmo alegre em seu trabalho, enquanto o outro está sendo fechado, descuidado, desatencioso, mal-humorado e até mesmo detestando o que está fazendo.
Agora suponha que você fosse escolher estados de existência até mesmo mais sublimes. Suponha que fosse escolher a bondade, a misericórdia, a compaixão, a compreensão, o perdão e o amor. E se escolhesse a Santidade? Qual seria a sua experiência?
Eu lhe digo isto: a existência atrai a existência, e produz a experiência.
Você não está neste planeta para produzir coisa alguma com o seu corpo. Está aqui para produzir algo com a sua alma. Seu corpo é meramente o instrumento da sua alma. Sua mente é o poder que move o corpo. Então o que você tem aqui é um instrumento de poder, usado na criação do desejo da alma.
Qual é o desejo da alma?
De fato, qual é?
Eu não sei. Estou perguntando ao Senhor.
Eu não sei. Estou perguntando a você.
Isso poderia continuar para sempre.
Continua.
Espere um minuto! Acabou de dizer que a alma está procurando ser o Senhor.
E está.
Então esse é o desejo da alma.
No sentido mais amplo, sim. Mas esse Eu que a alma está procurando ser é muito complexo, multidimensional, multifacetado. Há milhões de aspectos em Mim. Bilhões. Trilhões. Você entende? Há o irreverente e o reverente, o menor e o maior, o profano e o sagrado, o impiedoso e o piedoso. Entende?
Sim, eu entendo... e em cima e embaixo, esquerda e direita, aqui e lá, antes e depois, bom e mau...
Exatamente. Eu sou o Princípio e o Fim. Isso não foi apenas uma bela afirmação, ou uma ideia inteligente. Foi a Verdade expressada. Portanto, procurando ser Eu, a alma tem um grande trabalho à sua frente; um enorme menu de existência para escolher. E é isso que está fazendo neste momento.
Escolhendo estados de existência.
Sim, e então produzindo condições perfeitas nas quais criar essa experiência. Portanto, é verdade que nada acontece a você - ou através de você - que não é para o seu próprio e maior bem.
O Senhor quer dizer que a minha alma cria todas as minhas experiências, não só as coisas que eu estou fazendo, como também as que me acontecem?
Vamos dizer que a alma lhe dá ótimas oportunidades de experimentar exatamente o que planejou experimentar. O que de fato experimenta é com você. Pode ser o que planejou experimentar, ou outra coisa, dependendo do que escolher.
Por que eu escolheria algo que não desejo experimentar?
Eu não sei. Por quê?
O Senhor quer dizer que às vezes a alma tem um desejo, e o corpo e a mente têm outro?
O que você acha?
Mas como o corpo ou a mente podem dominar a alma? A alma não consegue sempre o que quer?
O seu espírito procura, no sentido mais amplo, aquele momento sublime em que você tem consciência de seus desejos, e os cumpre alegremente. Mas o espírito nunca imporá o seu desejo à parte presente, consciente e física de você.
O Pai não imporá Sua vontade a seu Filho. Isso iria contra a sua própria natureza, e portanto é literalmente impossível.
O Filho não imporá Sua vontade ao Espírito Santo. Isso iria contra a sua própria natureza, e portanto é literalmente impossível.
O Espírito Santo não imporá Sua vontade à sua alma. Isso iria contra a sua própria natureza, e portanto é literalmente impossível.
É aqui que terminam as impossibilidades. A mente com muita frequência realmente tenta impor a sua vontade ao corpo - e o faz. De igual modo, o corpo tenta controlar a mente - e com frequência é bem-sucedido.
Contudo, o corpo e a mente juntos não precisam fazer nada para controlar a alma - porque a alma não tem necessidades (ao contrário do corpo e da mente, que têm muitas), e por isso permite ao corpo e à mente fazerem o que querem o tempo todo.
De fato, a alma não o faria de outro modo - porque se o ser que é você tiver de criar, e portanto conhecer, quem realmente é, deve ser através de um ato de decisão consciente, não de obediência inconsciente.
Obediência não é criação, e por isso nunca produz salvação.
A obediência é uma reação, enquanto a criação é pura escolha não imposta.
A pura escolha produz salvação através da pura criação da ideia mais elevada no momento atual.
A função da alma é indicar o seu desejo, não impô-lo.
A função da mente é escolher entre as suas alternativas.
A função do corpo é agir de acordo com essa escolha.
Quando o corpo, a mente e a alma criam juntos, em harmonia e união, Deus se faz carne. Então a alma se conhece experimentalmente.
E Deus se regozija.
Neste exato momento, sua alma criou novamente a oportunidade de você ser, fazer e ter o que é preciso para saber Quem Realmente É.
Sua alma lhe trouxe as palavras que está lendo - como lhe trouxe palavras de sabedoria e verdade antes.
O que você fará agora? O que escolherá ser?
Sua alma espera, e observa com interesse, como fez muitas vezes antes.
O Senhor está dizendo que é do estado de existência que eu escolho que o meu sucesso terreno (ainda estou tentando falar sobre a minha carreira) será determinado?
Eu não estou preocupado com o seu sucesso terreno, só você está.
É verdade que quando você atinge certos estados de existência durante um longo período, o sucesso no que está fazendo no mundo é muito difícil de evitar. Contudo, não deve se preocupar em "ganhar a vida". Os Verdadeiros Mestres são aqueles que escolheram construir uma vida, em vez de ganhar a vida.
De certos estados de existência surgirá uma vida tão rica, satisfatória, maravilhosa e gratificante que você não se preocupará mais com os bens materiais e o sucesso terreno.
A ironia da vida é que logo que você deixa de preocupar-se com os bens materiais e o sucesso terreno o caminho é aberto para obtê-los.
Lembre-se de que não pode ter o que quer, mas pode experimentar o que tem.
Não posso ter o que quero?
Não.
O quê? Quer dizer que de fato quer divertir-se e ainda assim ganhar dinheiro? Deve estar sonhando!
O quê?
Eu só estava brincando, lendo um pouco a sua mente. Veja bem, esse tem sido o seu pensamento em relação a isso.
Essa tem sido a minha experiência.
Bem, todos passam por isso muitas vezes. As pessoas que ganham a vida fazendo o que gostam são aquelas que insistem em fazê-lo. Elas não desistem. Nunca se dão por vencidas. Desafiam a vida a não deixá-las fazer o que gostam.
Mas há outro elemento que deve ser mencionado, porque é o elemento que a maioria das pessoas não entende quando se trata da vida profissional.
Qual é?
Há uma diferença entre ser e fazer, e a maioria das pessoas dá ênfase ao fazer.
Não deveria ser assim?
Não há "deveria" ou "não deveria" envolvido. Há apenas o que você escolhe, e como pode tê-lo. Se escolher paz, alegria e amor, não obterá muito disso com o que está fazendo. Se escolher felicidade e satisfação, encontrará pouco disso no caminho da ação. Se escolher a reunião com Deus, o conhecimento supremo, a compreensão profunda, a compaixão infinita, a consciência total e a satisfação absoluta, não obterá muito disso com o que está fazendo.
Em outras palavras, se você escolher a evolução - da sua alma - não a obterá através das atividades físicas do seu corpo.
O fazer é uma função do corpo. O ser é uma função da alma. O corpo está sempre exercendo alguma atividade. Nunca pára ou descansa.
Está fazendo o que faz a mando da alma - ou contrariando-a. A qualidade da sua vida está no equilíbrio.
A alma está sempre sendo, não importa o que o corpo esteja fazendo, não devido ao que está fazendo.
Se você pensa que a sua vida se resume ao fazer, não tem consciência de quem é.
Sua alma não se importa com o que você faz para ganhar a vida - e quando a sua vida terminar, você também não se importará com isso. Sua alma só se importa com o que você está sendo enquanto está em atividade.
A alma procura um estado de existência, não de ação.
O que a alma está procurando ser?
Eu.
O Senhor.
Sim, Eu. Sua alma é Eu, e sabe disso. O que está fazendo é tentando ter essa experiência. E do que está lembrando é de que o melhor modo de tê-la é não fazer coisa alguma. Não há nada a fazer, além de ser.
Ser o quê?
O que você quiser. Feliz. Triste. Fraco. Forte. Alegre. Vingativo. Perspicaz. Cego. Bom. Mau. Homem. Mulher. Você dá nome a isso. Quero dizer literalmente. Você dá nome a isso.
É tudo muito profundo, mas o que tem a ver com a minha carreira? Estou tentando encontrar um modo de sobreviver, sustentar a mim mesmo e a minha família, fazendo o que gosto de fazer.
Tente ser o que você gosta de ser.
O que quer dizer?
Algumas pessoas ganham muito dinheiro fazendo o que fazem, outras não - e ambos exercem o mesmo atividade. Por que isso ocorre?
Algumas pessoas são mais habilidosas do que outras.
Essa é a primeira parte da explicação. Mas vamos à segunda. Agora temos duas pessoas que têm habilidades relativamente iguais. Ambas se formaram na universidade, destacaram-se em sua classe, compreendem a natureza do que estão fazendo, sabem como usar os seus instrumentos com grande facilidade - ainda assim, uma tem mais sucesso do que a outra; prospera enquanto a outra luta. Por que isso ocorre?
Devido ao local.
Ao local?
Certa vez alguém me disse que só há três coisas a considerar quando se inicia um novo negócio: o local, o local e o local.
Em outras palavras, não "O que você vai fazer?", mas "Onde estará?"
Exatamente.
Isso também parece responder à minha pergunta. A alma só se preocupa com onde você estará.
Você estará em um local chamado medo, ou em um local chamado amor? Onde você está - e de onde vem - ao encontrar a vida?
No exemplo dos dois profissionais igualmente qualificados, apenas um deles é bem-sucedido, não devido a algo que um dos dois está fazendo, mas ao que ambos estão fazendo.
Um deles está sendo aberto, amistoso, dedicado, atencioso e até mesmo alegre em seu trabalho, enquanto o outro está sendo fechado, descuidado, desatencioso, mal-humorado e até mesmo detestando o que está fazendo.
Agora suponha que você fosse escolher estados de existência até mesmo mais sublimes. Suponha que fosse escolher a bondade, a misericórdia, a compaixão, a compreensão, o perdão e o amor. E se escolhesse a Santidade? Qual seria a sua experiência?
Eu lhe digo isto: a existência atrai a existência, e produz a experiência.
Você não está neste planeta para produzir coisa alguma com o seu corpo. Está aqui para produzir algo com a sua alma. Seu corpo é meramente o instrumento da sua alma. Sua mente é o poder que move o corpo. Então o que você tem aqui é um instrumento de poder, usado na criação do desejo da alma.
Qual é o desejo da alma?
De fato, qual é?
Eu não sei. Estou perguntando ao Senhor.
Eu não sei. Estou perguntando a você.
Isso poderia continuar para sempre.
Continua.
Espere um minuto! Acabou de dizer que a alma está procurando ser o Senhor.
E está.
Então esse é o desejo da alma.
No sentido mais amplo, sim. Mas esse Eu que a alma está procurando ser é muito complexo, multidimensional, multifacetado. Há milhões de aspectos em Mim. Bilhões. Trilhões. Você entende? Há o irreverente e o reverente, o menor e o maior, o profano e o sagrado, o impiedoso e o piedoso. Entende?
Sim, eu entendo... e em cima e embaixo, esquerda e direita, aqui e lá, antes e depois, bom e mau...
Exatamente. Eu sou o Princípio e o Fim. Isso não foi apenas uma bela afirmação, ou uma ideia inteligente. Foi a Verdade expressada. Portanto, procurando ser Eu, a alma tem um grande trabalho à sua frente; um enorme menu de existência para escolher. E é isso que está fazendo neste momento.
Escolhendo estados de existência.
Sim, e então produzindo condições perfeitas nas quais criar essa experiência. Portanto, é verdade que nada acontece a você - ou através de você - que não é para o seu próprio e maior bem.
O Senhor quer dizer que a minha alma cria todas as minhas experiências, não só as coisas que eu estou fazendo, como também as que me acontecem?
Vamos dizer que a alma lhe dá ótimas oportunidades de experimentar exatamente o que planejou experimentar. O que de fato experimenta é com você. Pode ser o que planejou experimentar, ou outra coisa, dependendo do que escolher.
Por que eu escolheria algo que não desejo experimentar?
Eu não sei. Por quê?
O Senhor quer dizer que às vezes a alma tem um desejo, e o corpo e a mente têm outro?
O que você acha?
Mas como o corpo ou a mente podem dominar a alma? A alma não consegue sempre o que quer?
O seu espírito procura, no sentido mais amplo, aquele momento sublime em que você tem consciência de seus desejos, e os cumpre alegremente. Mas o espírito nunca imporá o seu desejo à parte presente, consciente e física de você.
O Pai não imporá Sua vontade a seu Filho. Isso iria contra a sua própria natureza, e portanto é literalmente impossível.
O Filho não imporá Sua vontade ao Espírito Santo. Isso iria contra a sua própria natureza, e portanto é literalmente impossível.
O Espírito Santo não imporá Sua vontade à sua alma. Isso iria contra a sua própria natureza, e portanto é literalmente impossível.
É aqui que terminam as impossibilidades. A mente com muita frequência realmente tenta impor a sua vontade ao corpo - e o faz. De igual modo, o corpo tenta controlar a mente - e com frequência é bem-sucedido.
Contudo, o corpo e a mente juntos não precisam fazer nada para controlar a alma - porque a alma não tem necessidades (ao contrário do corpo e da mente, que têm muitas), e por isso permite ao corpo e à mente fazerem o que querem o tempo todo.
De fato, a alma não o faria de outro modo - porque se o ser que é você tiver de criar, e portanto conhecer, quem realmente é, deve ser através de um ato de decisão consciente, não de obediência inconsciente.
Obediência não é criação, e por isso nunca produz salvação.
A obediência é uma reação, enquanto a criação é pura escolha não imposta.
A pura escolha produz salvação através da pura criação da ideia mais elevada no momento atual.
A função da alma é indicar o seu desejo, não impô-lo.
A função da mente é escolher entre as suas alternativas.
A função do corpo é agir de acordo com essa escolha.
Quando o corpo, a mente e a alma criam juntos, em harmonia e união, Deus se faz carne. Então a alma se conhece experimentalmente.
E Deus se regozija.
Neste exato momento, sua alma criou novamente a oportunidade de você ser, fazer e ter o que é preciso para saber Quem Realmente É.
Sua alma lhe trouxe as palavras que está lendo - como lhe trouxe palavras de sabedoria e verdade antes.
O que você fará agora? O que escolherá ser?
Sua alma espera, e observa com interesse, como fez muitas vezes antes.
O Senhor está dizendo que é do estado de existência que eu escolho que o meu sucesso terreno (ainda estou tentando falar sobre a minha carreira) será determinado?
Eu não estou preocupado com o seu sucesso terreno, só você está.
É verdade que quando você atinge certos estados de existência durante um longo período, o sucesso no que está fazendo no mundo é muito difícil de evitar. Contudo, não deve se preocupar em "ganhar a vida". Os Verdadeiros Mestres são aqueles que escolheram construir uma vida, em vez de ganhar a vida.
De certos estados de existência surgirá uma vida tão rica, satisfatória, maravilhosa e gratificante que você não se preocupará mais com os bens materiais e o sucesso terreno.
A ironia da vida é que logo que você deixa de preocupar-se com os bens materiais e o sucesso terreno o caminho é aberto para obtê-los.
Lembre-se de que não pode ter o que quer, mas pode experimentar o que tem.
Não posso ter o que quero?
Não.
Neale Donald Walsch

Nenhum comentário:
Postar um comentário