26 de setembro de 2017

Edtaonisl


Em 1913, Picabia emprestou seu nome a protestos anarquistas em Paris contra a censura de um monumento recentemente revelado no famoso cemitério de Père Lachaise homenageando o mais famoso homossexual da época, Oscar Wilde (1854-1900). Opondo-se à genitália proeminente do monumento e à própria ideia de que um homossexual desonrado merecia qualquer memorial, oficiais cobriram a estátua com uma lona encerada e colocaram uma placa de metal sobre o órgão ofensivo. Em resposta, um grupo de anarquistas individualistas de Paris, que se autodenominavam Aristocratas, organizou uma campanha em defesa do monumento. Escrevendo no jornal Action d'art, celebraram a sexualidade de Wilde como uma expressão saudável do anarquismo egoísta e condenaram os censores como pervertidos antissexuais cujo puritanismo ia contra as leis da natureza. Eles também publicaram uma declaração de página inteira contra a censura, com o nome de Picabia entre seus signatários. 
Picabia logo viria a organizar seu próprio protesto contra as mesmas forças censoras que sitiavam o monumento a Wilde. Seu primeiro exercício maciço de "egoísmo" artístico ao retornar de Nova York foi um ataque à repressão de impulsos sexuais sob o regime moral do Catolicismo. A imponente tela enigmaticamente intitulada Edtaonisl (Eclesiástico) foi exibida no Salão de Outono em novembro de 1913. O tema da pintura era um padre dominicano que Picabia testemunhou, durante a viagem marítima a Nova York, furtivamente assistindo aos ensaios de uma stripper parisiense.
Ao ser questionado sobre sua pintura, Picabia relatou ter fundido impressões sobre o "ritmo da dançarina, a batida do coração do padre, a ponte do transatlântico... e a imensidão do oceano". 
Aqui, Picabia ecoou uma doutrina máxima da filosofia de Stirner: que o conceito idealista de uma "alma" separada do corpo alimentava a autoalienação e a supressão de nossos desejos e prazeres naturais. Enraizada em sensação, sua crítica pictórica da alienação destruiu as convenções artísticas, o idealismo metafísico e o voto de castidade do padre. Assim, ele desprestigiou a pedra fundamental moral do Catolicismo, ao mesmo tempo que deixou os críticos chocados frente a um dos primeiros exemplos do modernismo de abstração completamente amadurecida.

Allan Antliff 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...