Quando a minha vida finalmente vai melhorar? O que é preciso para eu conseguir ter ao menos um pouco de sucesso? Algum dia a luta vai terminar?
Você é um ser triplo. É formado por corpo, mente e espírito. Também poderia chamá-los de físico, não-físico e metafísico. Isso é a Santíssima Trindade, e tem sido chamado por muitos nomes. O que você é, Eu sou. Eu me manifesto como Três-em-Um. Alguns de seus teólogos têm chamado isso de Pai, Filho e Espírito Santo.
(...)
Esses três aspectos seus na verdade são três energias. Você poderia chamá-las de pensamento, palavra e ação. Todos os três juntos produzem um resultado - que em sua língua e interpretação é chamado de um sentimento, ou uma experiência.
(...)
O processo de criação começa com o pensamento - uma ideia, um conceito, uma visualização. Tudo que você vê foi um dia a ideia de alguém. Não existe coisa alguma em seu mundo que não tenha primeiro existido como puro pensamento.
Isso também é verdadeiro no que diz respeito ao universo.
O pensamento é o primeiro passo da criação.
Depois vem a palavra. Tudo que você diz é um pensamento que foi manifestado. É criativo e espalha energia criativa no universo. As palavras são mais dinâmicas (alguns poderiam dizer mais criativas) do que o pensamento, porque são um nível de vibração diferente do pensamento. Atingem (mudam e afetam) o universo com um maior impacto.
As palavras são o segundo passo da criação.
O terceiro é a ação.
Ações são palavras em movimento. Palavras são pensamentos manifestados. Pensamentos são ideias formadas. Ideias são energias reunidas. Energias são forças liberadas. Forças são elementos existentes. Elementos são partículas de Deus, a essência de Tudo.
O começo é Deus. O fim é a ação. Ação é Deus criando - ou Deus experimentado.
Seu pensamento em relação a si mesmo é que não é suficientemente bom, admirável ou puro para ser uma parte de Deus, ter uma parceria com Ele. Você negou durante tanto tempo Quem É que acabou se esquecendo.
Isso não ocorreu por acaso. Tudo é parte do plano divino porque você não poderia afirmar, criar e experimentar Quem É se já o fosse. Primeiro era preciso renunciar à sua ligação Comigo (negá-la, esquecê-la) para experimentá-la plenamente, criando-a inteiramente - fazendo-a surgir. Porque o seu maior desejo - e o Meu - era que você experimentasse a si mesmo como a parte de Mim que é. Portanto, está passando pelo processo de experimentar-se, recriando-se em todos os momentos. Como Eu estou. Através de você.
Está percebendo qual é a parceria? Entende as suas implicações? Essa é uma colaboração sagrada - de fato, uma comunhão sagrada.
Sua vida vai melhorar, quando você escolher que seja assim. Ainda não escolheu isso. Procrastinou e protestou. Agora é hora de reconhecer e produzir o que lhe foi prometido. Para isso, deve acreditar na promessa, e viver de acordo com ela. Viver de acordo com a promessa de Deus.
A promessa de Deus é que você é Seu Filho. Seu produto. Sua imagem. Seu igual.
Ah... aqui é que você fica confuso. Pode aceitar "Seu filho", "produto", "imagem", mas não "Seu igual". Isso é bom demais, muita pretensão - muita responsabilidade. Porque se é igual a Deus, isso significa que nada pode ser feito para você - e que todas as situações são criadas por você. Não há mais vítimas e nem vilões - só podem haver resultados de seu pensamento em relação a alguma coisa.
Eu lhe digo que tudo que você vê em seu mundo é o resultado de sua ideia em relação a ele.
Você quer que a sua vida realmente melhore? Então mude a sua ideia em relação a ela e a você. Pense, fale e aja como o Deus que Você é.
É claro que isso o afastará de muitos - da maioria - dos outros homens. Eles dirão que você é louco e blasfema. Eventualmente ficarão fartos de você e tentarão crucificá-lo.
Eles farão isso não porque acham que você está vivendo em um mundo de suas próprias ilusões (alguns homens são suficientemente indulgentes para permitir-lhes ter os seus entretenimentos particulares), mas porque, cedo ou tarde, outros se sentirão atraídos por sua verdade - pelas promessas que representa para eles.
É nesse momento que os seus semelhantes interferirão - porque é nesse momento que você começará a tornar-se uma ameaça para eles. Porque a sua verdade simples, sustentada simplesmente, oferecerá mais beleza, paz, alegria, amor por si próprio e pelo próximo do que tudo que seus semelhantes poderiam imaginar.
E essa verdade, aceita, significaria o fim das suas normas de vida. O fim das condenações e dos assassinatos praticados em Meu nome. O fim da submissão ao poder, da lealdade e do respeito obtidos através do medo. O fim do mundo como eles o conhecem - e como você o criou até agora.
Por isso esteja pronto, homem de bom coração. Porque você será difamado, insultado e abandonado. Finalmente, eles o acusarão, julgarão e condenarão - seguindo as suas próprias normas quando você aceitar e defender a sua causa sagrada - a realização do Eu.
Então, por que fazer isso?
Porque você não está mais preocupado com a aceitação ou aprovação do mundo. Não está mais satisfeito com o que isso proporcionou a si próprio ou às outras pessoas. Quer pôr fim ao sofrimento e à ilusão. Não deseja mais este mundo como é atualmente, procura um mundo novo.
Não o procure mais. Faça-o surgir agora.
O Senhor pode me ajudar a compreender melhor como fazer isso?
Sim. Primeiro se concentre em seu Pensamento Mais Elevado em relação a si mesmo. Imagine quem seria se vivesse de acordo com esse pensamento todos os dias; o que pensaria, faria e diria, e como reagiria ao que as outras pessoas fariam e diriam.
Você vê alguma diferença entre essa projeção e o que pensa, faz e diz atualmente?
Sim. Vejo muita diferença.
Ótimo. Deveria ver, já que sabemos que atualmente você não está vivendo de acordo com o seu pensamento mais elevado em relação a si mesmo. Agora, tendo visto as diferenças entre onde você está e onde deseja estar, comece a mudar - conscientemente - seus pensamentos, suas palavras e suas ações para corresponder à sua imagem mais grandiosa.
Isso exigirá muito esforço físico e mental, um exame minuto a minuto de todos seus pensamentos, suas palavras e seus atos. Envolverá escolhas constantes, feitas conscientemente. Todo esse processo é uma mudança completa para o nível da consciência. Se aceitar o desafio, descobrirá que passou metade da sua vida inconsciente. Isto é, sem perceber em um nível consciente o que você está escolhendo em termos de pensamentos, palavras e atos, até experimentar as suas consequências. Então, quando as experimenta, nega que seus pensamentos, palavras e atos tiveram algo a ver com elas.
Isso é um convite a parar de viver nessa inconsciência, um desafio que a sua alma o convidou o aceitar desde o início dos tempos.
Esse tipo de exame mental contínuo poderia ser terrivelmente exaustivo.
Sim, até se tornar a sua segunda natureza. De fato, é. Sua primeira natureza é amar incondicionalmente. A segunda é escolher manifestar conscientemente a sua primeira e verdadeira natureza.
Desculpe-me, mas essa crítica constante a tudo que eu penso, digo e faço não me tornaria enfadonho?
Não. Diferente sim, mas nunca enfadonho; Jesus era enfadonho? Eu não acho. Era enfadonho estar na companhia de Buda? Milhares de pessoas imploravam por estar em sua presença. Ninguém que adquire um profundo conhecimento é enfadonho. Talvez seja uma pessoa incomum ou extraordinária, mas nunca é enfadonha.
Então, você quer que a sua vida melhore? Comece imediatamente a imaginá-la do modo que quer que seja - e assimile essa ideia. Examine todos os pensamentos, palavras e atos que não condizem com ela, e rejeite-os.
Quando você tiver um pensamento que não condiz com a sua visão mais elevada, troque-o imediatamente por outro. Quando fizer algo que não corresponde à sua melhor intenção, decida que é a última vez que o faz. E se puder, retifique o seu erro com quem quer que tenha sido envolvido.
Eu já ouvi isso antes, mas nunca levei a sério, porque parece muito falso. Quero dizer, se você está muito doente, ou pobre como um mendigo, não tende a admitir isso. Se está extremamente perturbado, não deve demonstrá-lo.
Eu não estou falando sobre ignorar o problema, ou fingir que não existe. Estou falando sobre dar-se conta da situação e depois dizer a sua verdade mais elevada em relação a ela.
Se você está falido, está falido. Não adianta mentir sobre esse fato, e tentar inventar uma história para não admiti-lo. Contudo, o seu pensamento sobre isso - "Estar falido é ruim", "É horrível", "Eu sou uma pessoa má, porque as pessoas boas que trabalham muito e realmente se esforçam nunca ficam falidas" etc. - determina como você experimenta a "falência". São as suas palavras - "Estou falido", "Não tenho um centavo", "Estou totalmente sem dinheiro" que determinam quanto tempo você fica falido. São as suas ações decorrentes desse fato - sentir pena de si mesmo e desânimo, não tentar encontrar uma saída porque "Afinal de contas, de que adianta?" - que criam a sua realidade a longo prazo.
A primeira verdade a saber sobre o universo é que nenhuma condição é "boa" ou "má". Apenas é. Por isso, pare de fazer julgamentos de valor.
A segunda verdade é que todas as condições são temporárias. Nada é imutável, nada permanece estático. O modo como uma situação muda depende de você.
Você é um ser triplo. É formado por corpo, mente e espírito. Também poderia chamá-los de físico, não-físico e metafísico. Isso é a Santíssima Trindade, e tem sido chamado por muitos nomes. O que você é, Eu sou. Eu me manifesto como Três-em-Um. Alguns de seus teólogos têm chamado isso de Pai, Filho e Espírito Santo.
(...)
Esses três aspectos seus na verdade são três energias. Você poderia chamá-las de pensamento, palavra e ação. Todos os três juntos produzem um resultado - que em sua língua e interpretação é chamado de um sentimento, ou uma experiência.
(...)
O processo de criação começa com o pensamento - uma ideia, um conceito, uma visualização. Tudo que você vê foi um dia a ideia de alguém. Não existe coisa alguma em seu mundo que não tenha primeiro existido como puro pensamento.
Isso também é verdadeiro no que diz respeito ao universo.
O pensamento é o primeiro passo da criação.
Depois vem a palavra. Tudo que você diz é um pensamento que foi manifestado. É criativo e espalha energia criativa no universo. As palavras são mais dinâmicas (alguns poderiam dizer mais criativas) do que o pensamento, porque são um nível de vibração diferente do pensamento. Atingem (mudam e afetam) o universo com um maior impacto.
As palavras são o segundo passo da criação.
O terceiro é a ação.
Ações são palavras em movimento. Palavras são pensamentos manifestados. Pensamentos são ideias formadas. Ideias são energias reunidas. Energias são forças liberadas. Forças são elementos existentes. Elementos são partículas de Deus, a essência de Tudo.
O começo é Deus. O fim é a ação. Ação é Deus criando - ou Deus experimentado.
Seu pensamento em relação a si mesmo é que não é suficientemente bom, admirável ou puro para ser uma parte de Deus, ter uma parceria com Ele. Você negou durante tanto tempo Quem É que acabou se esquecendo.
Isso não ocorreu por acaso. Tudo é parte do plano divino porque você não poderia afirmar, criar e experimentar Quem É se já o fosse. Primeiro era preciso renunciar à sua ligação Comigo (negá-la, esquecê-la) para experimentá-la plenamente, criando-a inteiramente - fazendo-a surgir. Porque o seu maior desejo - e o Meu - era que você experimentasse a si mesmo como a parte de Mim que é. Portanto, está passando pelo processo de experimentar-se, recriando-se em todos os momentos. Como Eu estou. Através de você.
Está percebendo qual é a parceria? Entende as suas implicações? Essa é uma colaboração sagrada - de fato, uma comunhão sagrada.
Sua vida vai melhorar, quando você escolher que seja assim. Ainda não escolheu isso. Procrastinou e protestou. Agora é hora de reconhecer e produzir o que lhe foi prometido. Para isso, deve acreditar na promessa, e viver de acordo com ela. Viver de acordo com a promessa de Deus.
A promessa de Deus é que você é Seu Filho. Seu produto. Sua imagem. Seu igual.
Ah... aqui é que você fica confuso. Pode aceitar "Seu filho", "produto", "imagem", mas não "Seu igual". Isso é bom demais, muita pretensão - muita responsabilidade. Porque se é igual a Deus, isso significa que nada pode ser feito para você - e que todas as situações são criadas por você. Não há mais vítimas e nem vilões - só podem haver resultados de seu pensamento em relação a alguma coisa.
Eu lhe digo que tudo que você vê em seu mundo é o resultado de sua ideia em relação a ele.
Você quer que a sua vida realmente melhore? Então mude a sua ideia em relação a ela e a você. Pense, fale e aja como o Deus que Você é.
É claro que isso o afastará de muitos - da maioria - dos outros homens. Eles dirão que você é louco e blasfema. Eventualmente ficarão fartos de você e tentarão crucificá-lo.
Eles farão isso não porque acham que você está vivendo em um mundo de suas próprias ilusões (alguns homens são suficientemente indulgentes para permitir-lhes ter os seus entretenimentos particulares), mas porque, cedo ou tarde, outros se sentirão atraídos por sua verdade - pelas promessas que representa para eles.
É nesse momento que os seus semelhantes interferirão - porque é nesse momento que você começará a tornar-se uma ameaça para eles. Porque a sua verdade simples, sustentada simplesmente, oferecerá mais beleza, paz, alegria, amor por si próprio e pelo próximo do que tudo que seus semelhantes poderiam imaginar.
E essa verdade, aceita, significaria o fim das suas normas de vida. O fim das condenações e dos assassinatos praticados em Meu nome. O fim da submissão ao poder, da lealdade e do respeito obtidos através do medo. O fim do mundo como eles o conhecem - e como você o criou até agora.
Por isso esteja pronto, homem de bom coração. Porque você será difamado, insultado e abandonado. Finalmente, eles o acusarão, julgarão e condenarão - seguindo as suas próprias normas quando você aceitar e defender a sua causa sagrada - a realização do Eu.
Então, por que fazer isso?
Porque você não está mais preocupado com a aceitação ou aprovação do mundo. Não está mais satisfeito com o que isso proporcionou a si próprio ou às outras pessoas. Quer pôr fim ao sofrimento e à ilusão. Não deseja mais este mundo como é atualmente, procura um mundo novo.
Não o procure mais. Faça-o surgir agora.
O Senhor pode me ajudar a compreender melhor como fazer isso?
Sim. Primeiro se concentre em seu Pensamento Mais Elevado em relação a si mesmo. Imagine quem seria se vivesse de acordo com esse pensamento todos os dias; o que pensaria, faria e diria, e como reagiria ao que as outras pessoas fariam e diriam.
Você vê alguma diferença entre essa projeção e o que pensa, faz e diz atualmente?
Sim. Vejo muita diferença.
Ótimo. Deveria ver, já que sabemos que atualmente você não está vivendo de acordo com o seu pensamento mais elevado em relação a si mesmo. Agora, tendo visto as diferenças entre onde você está e onde deseja estar, comece a mudar - conscientemente - seus pensamentos, suas palavras e suas ações para corresponder à sua imagem mais grandiosa.
Isso exigirá muito esforço físico e mental, um exame minuto a minuto de todos seus pensamentos, suas palavras e seus atos. Envolverá escolhas constantes, feitas conscientemente. Todo esse processo é uma mudança completa para o nível da consciência. Se aceitar o desafio, descobrirá que passou metade da sua vida inconsciente. Isto é, sem perceber em um nível consciente o que você está escolhendo em termos de pensamentos, palavras e atos, até experimentar as suas consequências. Então, quando as experimenta, nega que seus pensamentos, palavras e atos tiveram algo a ver com elas.
Isso é um convite a parar de viver nessa inconsciência, um desafio que a sua alma o convidou o aceitar desde o início dos tempos.
Esse tipo de exame mental contínuo poderia ser terrivelmente exaustivo.
Sim, até se tornar a sua segunda natureza. De fato, é. Sua primeira natureza é amar incondicionalmente. A segunda é escolher manifestar conscientemente a sua primeira e verdadeira natureza.
Desculpe-me, mas essa crítica constante a tudo que eu penso, digo e faço não me tornaria enfadonho?
Não. Diferente sim, mas nunca enfadonho; Jesus era enfadonho? Eu não acho. Era enfadonho estar na companhia de Buda? Milhares de pessoas imploravam por estar em sua presença. Ninguém que adquire um profundo conhecimento é enfadonho. Talvez seja uma pessoa incomum ou extraordinária, mas nunca é enfadonha.
Então, você quer que a sua vida melhore? Comece imediatamente a imaginá-la do modo que quer que seja - e assimile essa ideia. Examine todos os pensamentos, palavras e atos que não condizem com ela, e rejeite-os.
Quando você tiver um pensamento que não condiz com a sua visão mais elevada, troque-o imediatamente por outro. Quando fizer algo que não corresponde à sua melhor intenção, decida que é a última vez que o faz. E se puder, retifique o seu erro com quem quer que tenha sido envolvido.
Eu já ouvi isso antes, mas nunca levei a sério, porque parece muito falso. Quero dizer, se você está muito doente, ou pobre como um mendigo, não tende a admitir isso. Se está extremamente perturbado, não deve demonstrá-lo.
Eu não estou falando sobre ignorar o problema, ou fingir que não existe. Estou falando sobre dar-se conta da situação e depois dizer a sua verdade mais elevada em relação a ela.
Se você está falido, está falido. Não adianta mentir sobre esse fato, e tentar inventar uma história para não admiti-lo. Contudo, o seu pensamento sobre isso - "Estar falido é ruim", "É horrível", "Eu sou uma pessoa má, porque as pessoas boas que trabalham muito e realmente se esforçam nunca ficam falidas" etc. - determina como você experimenta a "falência". São as suas palavras - "Estou falido", "Não tenho um centavo", "Estou totalmente sem dinheiro" que determinam quanto tempo você fica falido. São as suas ações decorrentes desse fato - sentir pena de si mesmo e desânimo, não tentar encontrar uma saída porque "Afinal de contas, de que adianta?" - que criam a sua realidade a longo prazo.
A primeira verdade a saber sobre o universo é que nenhuma condição é "boa" ou "má". Apenas é. Por isso, pare de fazer julgamentos de valor.
A segunda verdade é que todas as condições são temporárias. Nada é imutável, nada permanece estático. O modo como uma situação muda depende de você.
Neale Donald Walsch
Nenhum comentário:
Postar um comentário